sexta-feira, 12 de dezembro de 2008


Compare o tomate seco com o fresco

Comparamos 1 unidade média de tomate vermelho e 12 unidades de tomate seco, já que essas quantidades equivalem a 100 gramas.
design LETÍCIA RAPOSO
foto ALEX SILVA
Página 1 de 1
Calorias
Para manter a linha, não há dúvida de que a melhor opção aqui é o fresco, com seu mísero valor calórico.
Tomate fresco .........18 kcal
Tomate seco .........213 kcal

Vitamina A
O tomate seco carrega quase o dobro da substância amiga dos olhos.
Tomate seco ..... 1 286 mcg
Tomate fresco .......833 mcg

Licopeno
Aclamado por proteger contra o câncer de próstata, ele aparece bem mais no fruto seco. Isso porque a gordura, um dos ingredientes da receita, favorece a absorção desse pigmento vermelho.
Tomate seco .................5,51 mg
Tomate fresco ...............1,74 mg

Sódio
Os hipertensos devem passar longe do tomate seco, que carrega porções mais generosas do mineral que alavanca a pressão.
Tomate seco ................. 266 mg
Tomate fresco ................... 5 mg

Gordura
O nutriente, indispensável para a produção de hormônios, está em quantidade muito superior no tomate seco. Isso porque ele é preparado com óleo.
Tomate seco ......................14 g
Tomate fresco ...................0,2 g

Potássio
A versão seca do fruto oferece seis vezes mais desse nutriente, que dá uma força aos músculos.
Tomate seco ..............1 565 mg
Tomate fresco ............... 237 mg

Magnêsio
Entre os dois, a melhor opção é o tomate seco, que colabora para a saúde dos ossos.
Tomate seco ....................81 mg
Tomate fresco ..................11 mg

FONTES: Pêrola Ribeiro, nutricionista da universidade São Francisco, em Bragança Paulista, no interior paulista; universidade Ege, na Turquia.




Um escalda-pés para estimular

Incrementado com óleo essencial de hortelã-pimenta, ele favorece a circulação
por Fábio de Oliveira
Se um escalda-pés já é uma ótima pedida para depois de um dia daqueles, que tal incrementá-lo com o óleo essencial de hortelã-pimenta?
A sugestão é da aromatóloga Sâmia Maluf, que presta consultoria ao Kyron Spa, em São Paulo. "Além de estimulante, esse óleo dilata os vasos sangüíneos, o que favorece a circulação", explica Sâmia. Tome nota da receita: junte 15 gotas do produto numa bacia com 2 litros de água quente. Mas atenção: por ser estimulante, não é aconselhável se valer desse escalda-pés antes de ir para a cama.


Desintoxique seu organismo

Uma dieta simples vai deixar você mais leve e bem disposto para encarar a semana
por Alexandre Gajardoni / foto Dulla
Desintoxicar o organismo na segunda-feira depois de um sábado e domingo de excessos à mesa vai deixar você mais leve (literalmente) e bem disposto para encarar a semana. A dieta é simples: até o meio-dia, coma somente frutas. Esse é o período para eliminar as impurezas. No almoço e no jantar, que deve acontecer antes das 8 da noite, dê preferência a alimentos crus, verduras diversas e tubérculos, como cenoura, beterraba e nabo. Após esse horário, trate de fechar a boca e deixe que seu corpo assimile os nutrientes. As dicas são da atriz Tânia Alves, que há 15 anos segue a linha higienista difundida pela americana Natural Health Association, em seu SPA Maria Bonita, em Friburgo, no Rio de Janeiro. "Recomendo adotar esse programa regularmente, como estilo de vida", finaliza.

Julho 2005



O sabor picante do gengibre

Essa raiz é lotada de propriedades que evitam infecções, inflamações, gases e enjôos
por Fábio de Oliveira
O sabor picante do gengibre esconde doses generosas de bem-estar. É o que garante a nutricionista Raquel de Oliveira, do Spa Hotel Sete Voltas, no interior paulista. Sua raiz é lotada de propriedades que deixam o organismo distante de encrencas como enjôos, gases, infecções e inflamações. E mais: ajuda também a abrir o apetite, além de ser relaxante. Uma colher de sobremesa do tempero ralado é o suficiente para saladas individuais

Respirar ajuda a combater emoções negativas

por Thais Szegö | foto Pedro Rubens
Respirar profunda e lentamente, levando o ar até o abdômen, pode aliviar emoções como a ansiedade, a raiva, o medo e a irritação, que tomam conta da gente e podem nos fazer perder o controle. É muito fácil. "Inspire por sete segundos, segure a respiração por um, expire contando até sete, prenda o ar por mais um segundo e reinicie a seqüência", ensina o terapeuta especializado em terapia prânica Ricardo Cneio Alves, do Kyron Spa, em São Paulo. "Cinco minutos de respiração abdominal controlada são suficientes para domar sentimentos negativos", garante.



SEGREDOS DO SPA

Salada verde

Salada verde com tomate ao molho de manjericão mantém a cabeça no maior sossego. É o que garante a nutricionista Tereza Cristina Braga Ferreira, do Praia do Forte EcoResort e Thalasso Spa, no litoral baiano. Na receita que ela sugere entram folhas como a alface, conhecida por suas propriedades calmantes. Sem falar no tomate, cheio de vitaminas B6 e C — substâncias que ajudam a aplacar a irritação. Tome nota:

Ingredientes
1 pé de alface crespa
• Meio maço de espinafre
• 2 tomates cortados em quadradinhos
• 2 colheres de sopa de azeite
• 2 colheres de sopa de água
• 1 colher de sopa de vinagre branco ou suco de limão
• Folhas de manjericão trituradas
• Sal a gosto

Modo de preparo Rende 4 porções
Lave bem as folhas de alface e espinafre. Arrume-as em um prato próprio para servir. Divida com as mãos as folhas de alface. Decore com o tomate. Misture o azeite, o vinagre, a água, o sal e o manjericão em um tigela à parte e regue a salada.

Nenhum comentário: